Há muitos anos, os PUAs (Pickup Artists) parecem estar sumidos no Brasil. Até mesmo os renomados PUAs do passado não estão mais focados nesse tipo de conteúdo. Muitos migraram para o desenvolvimento pessoal e empreendedorismo. Isso é parte do processo de evolução; chega um momento em que não é mais possível criar apenas o mesmo tipo de conteúdo, e é preciso explorar outros tópicos. Eu, como PUA e produtor de conteúdo, já me questionei sobre o que mais poderia ensinar nessa área.
Na comunidade PUA, os homens buscam informações que os ajudem nas relações com as mulheres. No entanto, criar conteúdo exclusivamente sobre PUA eventualmente se torna desgastante. Para os estudiosos do assunto, é muito bom, pois ao longo dos anos, a internet foi inundada com diversos tipos de materiais: como conquistar uma mulher em uma festa, em um bar, durante o dia, à noite e até mesmo online. Hoje em dia, esses materiais estão facilmente disponíveis na internet, mas tempos atrás, tivemos que capinar todo esse terreno.
Mas a final, onde estão os PUAs do Brasil atualmente?
Thiago Costa, conhecido na época como Halley Venusian, criador do Homem de Valor, foi um dos grandes PUAs de destaque na comunidade a alguns anos.
Diego Mattos, conhecido como Diego Muda Vidas, é outra figura carimbada da comunidade PUA, ganhou ascensão rápida com vídeos em campo numa época de ouro da comunidade PUA. Investiu depois em outras áreas e cresceu como criador de conteúdo.
André e Davi Sabetta, os dois irmãos fundaram a Sétimo Amor e foram um dos primeiros a gravar vídeos de daygame no Brasil. Tempos depois essa empresa foi comprada por Diego Mattos e hoje o canal é usado por Amanda de Sousa.
Felipe Marx atualmente trabalha com terapia, mas no passado fez parte do início da comunidade PUA no Brasil, sendo um dos primeiros a trazer conteúdos sobre o jogo natural.
Jhonny Vice, como ficou conhecido na época, hoje é João Victor, criador do Antímido. Foi o primeiro brasileiro a criar conteúdo sobre PUA fora do Brasil.
Bruno Tassitani foi um dos primeiros a explorar comercialmente a comunidade PUA, sendo pioneiro em seminários sobre Pickup Artist no Brasil. Atualmente trabalha com marketing digital.
Fernando Fênix, responsável por trazer a PUA Training de Richard La Ruina para o Brasil, Fênix com sua equipe foi pioneiro em treinamentos presenciais pra cá. Fenix também foi um dos primeiros PUAs a aparecer na TV e divulgar a comunidade.
O grande nome recente que foi revolucionário na comunidade PUA é o de Gustavo Gambit, que trouxe o maior PUA do mundo para o Brasil, Mystery, e elevou o cenário para um patamar em que estava lotava estádios de futebol com eventos. Atualmente trabalha com marketing digital.
Don Conejo, um dos primeiros a trazer relatos e artigos para os fóruns da comunidade PUA no Brasil, atualmente tem 3 livros publicados e está casado a alguns anos.
Por falar em fórum, o antigo PUABASE ainda existe e é atualmente o maior site de desenvolvimento masculino do mundo! Hoje ele é administrado por Marcelo Seven, PUA experiente com quase 15 anos de atuação no mercado, atualmente possui 3 livros publicados.
Eduardo Santorini também faz parte do seleto grupo que esteve no PUA desde o começo da comunidade no Brasil. Não encontrei muitas informações sobre ele atualmente, mas possui até hoje diversos livros de sedução publicados. Também foi um dos primeiros a aparecer na TV.
Daniel Madeira, era outro que costumava aparecer na TV. Se tornou conhecido por ensinar o método indireto, do Mystery, no Brasil. Foi um dos primeiros também a publicar vídeos de abordagens.
Outra figura figura pioneira na comunidade PUA foi Acácio Rocha Dias, conhecido como Zera. Publicou 3 livros, sendo um dos primeiros puas a se tornar best seller pelo clube dos autores. Encontra-se fora da comunidade a alguns anos.
Rafael Albano ou Nerd Sedutor, esse não surgiu no PUA, mas já criava conteúdo de sedução a alguns anos. Se tornou conhecido na comunidade por suas amizades e parcerias com outros puas de destaque. Atualmente continua trabalhando com sedução e é autor diversos livros e cursos.
Felipe Alves mais conhecido como Sedutor Nato, foi outro grande nome que fez parte da comunidade PUA no Brasil, Felipe assim como Gambit, revolucionou o mercado profissionalmente e hoje em dia trabalha ajudando homens e mulheres.
Houveram outros grandes nomes PUAs, mas que simplesmente sumiram e não temos mais notícias, outros que faleceram, como foi o caso de Eduardo Playtool, autor do Brazilian Natural Game e Mario Schwartzmann, que também se tornou conhecido na comunidade PUA com sua empresa de sedução, RSA, tempos depois migrou para outras áreas e começou a atacar os PUAs.
Um dos grandes PUAs que sumiram foi Gui Pinheiro, ele foi um dos primeiros a fazer daygame no Brasil e se tornou conhecido na comunidade por mostrar seus resultados em vídeos no Youtube. Abandonou o PUA anos atrás e desde então desapareceu. Não encontrei as redes sociais dele para por aqui, então deixei nosso registro na Av. Paulista. Local que fazíamos daygame anos atrás.
Internacionalmente, ainda temos o Mystery, uma lenda da sedução, entre idas e vindas da comunidade, atualmente se encontra na ativa. Esteve pela primeira vez no Brasil a alguns anos em parceria com Gustavo Gambit.
Outro na ativa também é o Badboy!
Richard Gambler, criador da PUA Training e autor da Arte Natural da Sedução não se encontra mais na ativa. Recentemente vendeu a empresa e se aposentou.
Pude conhecer ao longo de 13 anos a maioria desses caras. Alguns se tornaram amigos, outros seguiram uma jornada diferente, mas todos provam que a comunidade PUA mudou a vida deles. Atualmente leio muitas críticas aos PUAs, mas graças ao PUA muito homem mudou de vida. Se você assiste ao reality show do Mystery, vê ali vários homens incels aprendendo a se melhorar, e se melhorar não é o caminho certo? Ou você vai aceitar ser um perdedor com o sexo oposto?