Lei do Poder 16 - Use a ausência para aumentar o respeito e a honra

Circulação em excesso faz os preços caírem: quanto mais você é visto e escutado, mais comum vai parecer. Se você já se estabeleceu em um grupo, afastando-se temporariamente se tornará uma figura mais comentada, até mais admirada. Você deve saber quando se afastar. Crie um valor com a escassez.

No início de um relacionamento amoroso, é importante aumentar sua presença aos olhos do outro. Se você se afastar muito cedo, pode ser esquecido. Mas uma vez que as emoções do outro estejam comprometidas e o sentimento de amor se solidifique, a ausência inflama e excita.

Não dar motivo para sua ausência excita ainda mais: a outra pessoa assume que é a culpada. Enquanto estiver ausente, a imaginação do amante voa, e uma imaginação estimulada torna o amor mais forte.

Por outro lado, quando se torna presente demais, acessível demais, sem deixar espaço para a imaginação, quanto mais você persegue os outros, menos eles te amam.

O que se retira, o que se torna escasso, de repente parece merecer o nosso respeito e honra. O que permanece por muito tempo, inundando-nos com sua presença, nos faz desdenhá-lo.


No romance de Sir Guillaume de Balaun e Madame Guillelma de Javiac, Guillaume era um cavalheiro perfeito, que escrevia poesias e canções para Guillelma. Ela se apaixonou profundamente por Guillaume, mas ele, buscando experimentar a felicidade que vem na reconciliação após uma briga, fingia estar muito irritado e partia. Para que seu plano funcionasse, Guillelma teria que ficar chateada com Guillaume, mas sua partida apenas a fazia desejar ainda mais.

Quando Guillaume finalmente voltou a ver Guillelma, ele a afastou com palavras duras e gestos ameaçadores, fazendo-a jurar que nunca mais o veria. Guillaume logo se arrependeu do que havia feito e foi até Javiac, mas a dama não o recebeu e ordenou que seus servos o expulsassem. Durante o ano seguinte, Guillaume escreveu muitas cartas e poemas para Guillelma, sofrendo profundamente com a ausência dela. Finalmente, Guillelma o perdoou, e foi nesse momento que Guillaume experimentou a alegria que vem com a reconciliação após uma briga.

Como disse François de La Rochefoucauld, em suas palavras: 'A ausência diminui paixões menores e inflama as grandes, pois o vento apaga uma vela e acende um fogo'."

10 pontos do jogo de sombras

  • Uma presença forte atrairá poder e atenção para si.
  • Brilhe mais do que aqueles ao seu redor.
  • Muita presença cria o efeito oposto
  • Quanto mais é visto e ouvido, mais seu valor diminui.
  • Deve aprender a se retirar antes de ser empurrado inconscientemente.
  • Faça a outra pessoa desejar você ainda mais com sua ausência.
  • Force o respeito dos outros ameaçando com a possibilidade de que o percam para sempre.
  • Ao se retirar completamente por um tempo, crie uma espécie de morte antes da própria morte.
  • Quando voltar, será como se tivesse voltado dos mortos.
  • Você obterá um ar de ressurreição e as pessoas ficarão aliviadas com o seu retorno.

Exceções à lei

Essa regra só se aplica quando se alcança um certo nível de poder. A necessidade de se retirar ocorre apenas após ter estabelecido sua presença; sair muito cedo não aumentará seu respeito, você simplesmente será esquecido. Ao entrar em cena, crie uma imagem reconhecível, reproduzível e vista em todos os lugares. Até que esse status seja alcançado, a ausência é perigosa - em vez de avivar as chamas, ela as extinguirá.

Postar um comentário

Postagem AnteriorPróxima Postagem