Cautela com os amigos – eles o trairão mais rapidamente, pois são com mais facilidade levados à inveja. Eles também se tornam mimados e tirânicos. Mas contrate um ex-inimigo e ele lhe será mais fiel do que um amigo, porque tem mais a provar. De fato, você tem mais o que temer por parte dos amigos do que dos inimigos. Se você não tem inimigos, descubra um jeito de tê-los.
A Dinastia Song governou a China por 300 anos
Por vários séculos após a queda da Dinastia Han (de 206 a.C. a 222 d.C.), a história chinesa seguiu o mesmo padrão de golpes violentos e sangrentos, um após o outro. Os homens do exército planejavam matar um imperador fraco, para logo depois o substituírem por um general forte. O general começaria uma nova dinastia e se coroaria imperador. Para garantir sua própria sobrevivência, o novo imperador mataria seus companheiros generais. Alguns anos depois, o padrão era retomado - novos generais se levantariam e assassinariam o imperador ou seus filhos. Ser imperador da China significava ficar sozinho, cercado por um bando de inimigos - era a posição menos poderosa e menos segura do reino.
Em 959 d.C., o general Zhao Kuangyin tornou-se o Imperador Song. Sabendo das ameaças, Song convenceu seus generais a se retirarem para uma vida de nobreza e desistir de seus sonhos em conquistar o trono um dia. Poupou aqueles que conspiraram contra ele e foi capaz de conquistar os inimigos com sua generosidade. Finalmente, Song conseguiu quebrar o padrão de golpes, violência e guerra civil - a Dinastia Song governou a China por mais de trezentos anos.
Lição para lidar com amigos e inimigos
- Os amigos não costumam discordar abertamente de você para evitar conflitos.
- Os inimigos não têm expectativas, então são surpreendidos quando você age com generosidade.
- Um inimigo que é poupado de problemas será mais grato a você do que um amigo.
- Ao decidir contratar um amigo, você descobrirá os defeitos que eles mantiveram ocultos; fique atento a qualquer sinal de distúrbio emocional, como inveja ou ingratidão.
- Habilidades e conhecimento são mais importantes do que sentimentos amigáveis.
- A contratação de amigos pode limitar seu poder.
- Todas as situações de trabalho exigem um certo grau de distância entre as pessoas.
- Você derrota um inimigo quando o transforma em amigo.
- Ter um inimigo atrás de você o mantém alerta e concentrado.
Exceções à regra
Embora seja importante focar em converter seus inimigos ao seu serviço, existem algumas tarefas para as quais um amigo pode ser mais útil.
Por exemplo, quando você precisa de alguém para realizar um trabalho sujo, seus amigos geralmente estão dispostos a correr riscos por você. Além disso, se seus planos não derem o resultado desejado por algum motivo, um amigo é um bode expiatório muito conveniente. Claro, você acabará perdendo um amigo, então escolha alguém próximo a você, mas não muito.